Reeducação Alimentar: 5 dicas essenciais para perder peso e manter o essencial

 

Independente se com Cirurgia Bariátrica ou não, para que exista uma manutenção do peso ideal é necessário uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, sem ela os velhos costumes que nos levaram a obesidade voltam à tona e o final desta história é bem conhecido: o temido reganho de peso acompanhado de frustração

Para se fazer uma reeducação alimentar forte, seguem algumas dicas que segui e que acredito que sejam bem importantes ao longo do processo:

  1. Seja curioso: eu sempre perguntei vários “porquês” para a minha nutricionista. Isso me trouxe muito conhecimento desde a primeira consulta. Com isso, você começa a desenvolver o hábito de fazer boas escolhas mesmo quando esquece o “papel da dieta” em casa. É como se essas respostas lhe auxiliassem a andar com as próprias pernas (além de incentivar outras pessoas através do seu conhecimento).
  2. Acredite ou não, você vai adquirir muito conhecimento com esses “porquês”. Porém, vários amigos e familiares continuarão com uma rotina rica em carboidratos e vão estranhar esta sua mudança tão brusca em sua vida. Evite cair na cilada de fazer a vontade dos outros e pense em você. Afinal, sempre deixamos a nossa saúde em segundo plano… Já está na hora de mudar isso!
  3. Se dê o prazo de 1 ano para reaprender a comer. Evite furar a dieta neste período e tenha sempre em mente que uma reeducação alimentar bem feita vai te ajudar para o resto da vida!
  4. Leia os rótulos! O ideal, claro, seria comer “comida de verdade” todos os dias, em todas as refeições. Porém, vivemos em um mundo de imprevistos. Então, quando necessário, devemos prestar muita atenção nas pegadinhas dos produtos embalados/processados. Saber decifrar a lista de ingredientes e a tabela nutricional te ajudará muito neste sentido.
  5. Entenda os benefícios do alimentos, tornado sua alimentação funcional. Isso automaticamente irá remover itens que não agregam valores nutricionais, as ditas “calorias vazias”.

É isso pessoal, boa sorte na sua reeducação alimentar! 

 

2 thoughts on “Reeducação Alimentar: 5 dicas essenciais para perder peso e manter o essencial

  • 17 de janeiro de 2017 at 23:47
    Link do comentário

    Muito bem vinda suas dicas da um insentivo. Acho bonito os pratos q vc posta Muito rica sua dieta
    Estou tendo acompanhamento com Endocrino, nutri e psicologa posta não como direito ainda tenho dificuldades, depois da cirurgia precisei passar por intervenção, através de endoscopia, fiz duas dilataçãoes estou me sentindo bem melhor agora
    Estou muito ansiosa aprendendo a comer.

    Reply
    • 22 de janeiro de 2017 at 05:01
      Link do comentário

      Olá Jacqueline, Obrigado por acompanhar o blog e o instagram! O acompanhamento multidisciplicar é realmente bem importante, parabéns por seguir este passo e boa sorte ! Qualquer dúvida é só perguntar 🙂 Abraço. Eduardo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *