Esta é uma dúvida bem recorrente, é comum visualizar nas redes sociais indicações de cirurgiões, nutricionistas e demais profissionais.

Vejo com grande importância ter confiança com toda a equipe multidisciplinar e reprovamos a entrega de qualquer laudo de liberação logo na primeira consulta. Porque? Porque é um tratamento contra a OBESIDADE, muitos operam desavisados de possíveis consequências ou dietas restritas, até mesmo sem saber da importância da suplementação para o resto da vida, o resultado disso é a taxa de reganho de peso e pacientes “perdidos” sem seguir boas dietas ou com anemias severas.

Encontramos no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica estas 9 dicas e vale o compartilhamento da informação:

“1) Quais são as credenciais do cirurgião?
A competência nesse campo é dura de alcançar e difícil de manter. Portanto, um cirurgião bariátrico dedicado deveria devotar no mínimo 50% de sua prática para cirurgia bariátrica. Só assim poderá ser considerado um especialista pelos seus pares. O cirurgião deve ter certificados oficiais atestando sua competência, estar em ordem com o Conselho Regional de Medicina, com a SBCBM, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

2) Qual a reputação do cirurgião na sociedade médica?
Isso irá lhe dizer muita coisa sobre seu cirurgião. O paciente obeso é bastante complexo porque tem problemas nas mais diversas áreas relacionadas à saúde: problemas articulares, apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes tipo 2. Um médico não pode cuidar de tudo sozinho. Cirurgiões bariátricos devem trabalhar lado a lado com outros médicos e profissionais da área de saúde na sua comunidade.

Praticar cirurgia bariátrica é mais do que aprender uma técnica cirúrgica. A operação é menos do que 10% do pacote total. O que o seu médico de confiança pensa do seu cirurgião bariátrico? E o seu cardiologista, o que pensa? Qualquer informação proveniente da sociedade médica será útil.

3) Os outros pacientes estão satisfeitos com o cirurgião?
As salas de bate-papo na internet podem ajudá-lo nessa resposta. Mas cuidado! Não é todo paciente obeso que é candidato à cirurgia bariátrica. Esteja atento para um paciente aborrecido que tenha tido uma má experiência com um cirurgião em particular. Preste mais atenção à maioria e não às exceções. Participe de reuniões, de grupos de apoio e pergunte as opiniões sobre os cirurgiões.

4) Quais são as taxas de mortalidade e complicações do cirurgião?
Essa pode ser uma informação difícil de obter, mas a melhor maneira é perguntar. Qualquer cirurgião bariátrico respeitável será honesto e aberto a esse tipo de questionamento.

5) Como é o consultório do cirurgião?
Comece pela sala de espera. As cadeiras que lá existem são confortáveis para você sentar? As cadeiras têm braços? A sala de espera é apertada? Existe balança para pacientes com mais de 250kg? A equipe de atendimento é cortês e amigável? O cirurgião, ou alguém da equipe, pode ser encontrado facilmente e está disponível caso necessite da ajuda?

6) O cirurgião oferece uma operação ou um programa de cirurgia bariátrica?
A maioria dos cirurgiões bariátricos passa a maior parte do exercício profissional educando e cuidando de seus pacientes no pré e pós-operatório. Cirurgiões bariátricos realmente dedicados vivem essa especialidade, exigindo e absorvendo todo seu tempo e recursos. O seu programa começa com educação e avaliação antes da cirurgia e continua por toda vida no pós-operatório. Quanto mais completo o programa, maior o tempo entre a primeira consulta e a operação. Cuidado com o cirurgião que faz a consulta num dia e a cirurgia na semana seguinte.

7) O que o cirurgião espera do paciente após a cirurgia?
A operação corresponde a aproximadamente 10% do pacote inteiro, mas é muito importante. O acompanhamento a longo prazo é necessário e nos serviços de excelência isso é mandatório. O paciente deve retornar para consultas periódicas com a equipe multidisciplinar. Deve usar rigorosamente os suplementos vitamínicos, minerais e alimentares receitados. Deve fazer exames laboratorias solicitados e exercícios regularmente. Se um desses elementos estiver faltando, o nível de sucesso do paciente no pós-operatório estará limitado.

8) O hospital está especialmente equipado para o paciente bariátrico?
Verifique se tem cadeiras de rodas, macas e camas especiais. Cheque se há Unidade de Terapia Intensiva devidamente aparelhada e se existe disponibilidade de exames laboratoriais 24 horas por dia. Existe aparelho de Tomografia Computadorizada?

9) O cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica?
Essa é uma das mais importantes, senão a mais importante pergunta a ser feita ao seu cirurgião bariátrico. O envolvimento nessa sociedade é considerado mandatório para o verdadeiro especialista. Os membros da entidade avaliam as pesquisas atuais, discutem as técnicas e criam padrões para serem seguidos pela sociedade.”

E vc? Ja escolheu sua equipe multidisciplinar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *